5 técnicas de SEO para blog que você deve saber

Bom, para quem não conhece esse termo, SEO é um tipo de “macete”, digamos assim, que os blogueiros e outros profissionais da internet utilizam para otimizar seus textos e aparecer logo na primeira página de busca do Google. São técnicas simples, mas que podem aumentar o número de visitantes do seu blog.

SEO para Blog em seu Titulo

Toda vez que você for escrever um post no seu blog, esse post terá um título, certo? Muito bem. Para otimizar o título do post é necessário que antes você defina qual será o tema do mesmo. Por exemplo, eu tenho um blog sobre automóveis, e vou escrever um texto para postar no meu blog sobre envelopamento fosco.

Pronto, as palavras-chave do meu texto serão “envelopamento” e “fosco”. As palavras-chave nada mais são do que o tema do seu texto. Portanto, se a sua intenção é tirar dúvidas sobre o assunto, indicar o serviço de alguém, ou simplesmente explicar o que é, use as palavras-chave. Assim, quem fizer uma pesquisa no Google vai encontrar o seu blog.

seo-para-blog-tirulo

Metadescription e desenvolvimento do texto

As tags, tão famosas e às vezes mal compreendidas, também são ótimos meios de otimizar um texto. Elas são ” sub palavras-chave” e também ajudarão o Google a achar os seus textos mais rapidamente assim você terá um SEO para blog de qualidade.

Sabe aquele textinho que sempre aparece abaixo de um resultado de busca no Google? Aquela é a descrição do resultado, e essas “sub palavras-chave” estarão presentes ali. Normalmente, o Google “dá uma olhada” no início e no final do texto. O mais importante é trabalhar as palavras relacionadas ao contexto durante o post. Assim, você aumenta as possibilidades de chegar mais próximo ao resultado da pessoa que fizer a pesquisa.

Por exemplo, seguindo o raciocínio de blog automotivo, um texto que vai falar sobre envelopamento fosco terá que conter as palavras: carro, automóvel, preto, oficina, técnica… São apenas exemplos, mas todas as palavras as quais se encaixam no contexto de “automóvel” são bem-vindas como tags.

Links

Além das tags, é importantíssimo usar links internos no seu blog, redirecionando para onde você quer que o leitor vá. Além disso, mantenha botões para compartilhamento em outras redes sociais. Assim, o seu blog vai ganhando autoridade e passa a ser visitado mais vezes.

seo-para-blog-links

Usabilidade

A usabilidade é um quesito muito relevante também quando se trata de SEO. Aborda o modo como o texto é construído na sua concepção mesmo, sua estrutura. A linguagem, a escolha de vocabulário, o tamanho dos parágrafos, se há imagens e outras ferramentas interativas com o leitor, tudo isso conta como técnica de SEO Para Blog também.

A linguagem do seu texto deve ser simples, clara e fluida. Nada de parágrafos muito mirabolantes ou extensos. Seja direto, vá ao ponto. Não fique de rodeios, isso afasta os leitores.

O tamanho dos posts também importa, principalmente quando ele for composto exclusivamente de texto. Faça uso de listas – bullet points – e mantenha seu seo para blog limpo, sem muita poluição visual.

Aprenda a trabalhar com Marketing de Afiliados.

anderson

Website:

2 Comentários

  1. Lucas Soares

    Anderson, me ajudou muito. Percebi que estou seguindo à risca suas 5 dicas! Valeu!!!

    • anderson

      Muito obrigado Lucas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *